quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Ao irmão que parte

Lavineg, há algo preso na garganta do tempo
Como naquele tempo em que as sombras caminhavam conosco
Lembras? Tuas sandálias puídas de caminha
r sobre as
                                                                   [pedras das escarpas
Eras o mais velho entre nós, o mais experiente em buscar alimento 
                                                                [nas cercanias da miséria
Brincavas pouco a deixar-nos espalhar os ossos dos bichos 

                                                                          [como alegorias
Cresceste mais duro e mais depressa que nós, Lavineg, 

                                                                      [foste o mais bravo
Não fomos criados para sermos humanos, senão animais astutos 

     [a sobreviver à agreste herdade de espinhaços nos couros do cangaço
Perdi-me nos dias de retirante a sobejar lonjuras
Foste para mim a rosa dos ventos, a esperada chuva do sertão, a regar 

                                                                               [a força para a luta
Caminhei teus passos fisgados pelo coração seco feito carne de sol
Envelhecemos pois, Lavineg, cada qual ao seu modo, 

                   [tu o tempo da idade, eu o tempo da História preso nos pés
Ensinaram nossos pais que a vida é desaviso, canto de carcará, 
                                                 [fuga de asa branca no pouso da manhã
Fui mundo afora, Brasil fundura de imensidão, foste todo o universo 

                                                                          [dentro do meu peito
Não pediste permissão para arribar ventania, ganhar paisagem 

                                                                              [de despedida
Lavineg, vá, vá, avisa lá em casa que eu me demoro 

                                                                       [o tempo da precisão

(Rita Alves, 29/01/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário