sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sobre alface e poesia

Um dia em Nova York encontrei uma estudiosa budista e contei a ela a respeito da minha prática de atenção plena* na horta. Tenho prazer em cultivar alfaces, tomates e outras verduras e gosto de me dedicar à jardinagem todos os dias. Ela disse: “Não devia gastar seu tempo plantando verduras. Você deveria é gastar mais tempo escrevendo poemas. Seus poemas são muito bonitos. Qualquer um pode plantar alface, mas nem todos podem escrever poemas como os seus”. Eu disse a ela: “Se eu não plantar alfaces, não poderei escrever poemas”.

 (The pocket Thich Nhat Hanh**. Compilado e editado por Melvin McLeod. Shambhala Publications, 2012. A tradução do trecho é minha)

(Martin Luther King e Thich Nhat Hanh)

* Atenção plena: técnica oriunda da meditação budista, aprimorada por Thich Nhat Hanh.
** Thich Nhat Hanh (Vietnã, 1926- ) é monge budista e escritor. Foi um dos iniciadores do chamado Budismo Engajado quando, por ocasião da Guerra do Vietnã, se discutia se os monges deveriam restringir seu trabalho ao aspecto espiritual ou se ajudariam as vítimas da guerra também em termos práticos. Thich Nhat Hanh criou uma organização de apoio às pessoas desabrigadas das aldeias destruídas, reassentando famílias, construindo escolas, centros médicos e cooperativas agrícolas, além de fundar uma universidade e uma editora. Em 1966, em visita aos Estados Unidos, convenceu Martin Luther King a se manifestar publicamente contra a guerra. Foi então proibido de voltar ao seu país.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário